Simp

Está aqui

Alto Comissário para os Direitos Humanos profundamente preocupado com detenções na Venezuela

2 ago 2017

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, emitiu ontem um comunicado declarando-se “profundamente preocupado” com as novas detenções dos líderes da oposição Leopoldo Lopez e Antonio Ledezma pelas autoridades venezuelanas. 

“Estou profundamente preocupado pelo facto de os líderes da oposição Leopoldo Lopez e Antonio Ledezma terem voltado a ser detidos pelas autoridades venezuelanas após o levantamento da prisão domiciliária. Insto o governo a libertar imediatamente todos os que se encontram detidos em virtude do exercício dos seus direitos à liberdade de reunião pacífica, associação e expressão.

Lamento também que pelo menos dez pessoas tenham alegadamente morrido na Venezuela este fim de semana no contexto das manifestações sobre as eleições para a Assembleia Constituinte. É preciso que estas mortes sejam rapidamente investigadas de forma eficaz e independente, com a plena cooperação do governo.

Insto as autoridades a não piorar ainda mais uma situação já de si extremamente volátil com a utilização de força excessiva, incluindo buscas domiciliárias violentas pelas forças de segurança que ocorreram em várias partes do país.

Apelo a todas as partes para que se abstenham de utilizar a violência”, concluiu o Alto Comissário.

O Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Detenção Arbitrária considera arbitrária a detenção destes dois líderes da oposição. 

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.ohchr.org