Simp

Está aqui

Conferência sobre o “Discurso de ódio na Internet, teorias da conspiração e diminuição da confiança nos meios de comunicação social”

13 fev 2017

Decorre hoje, em Berlim, uma conferência intitulada “Discurso de ódio na Internet, teorias da conspiração e diminuição da confiança nos meios de comunicação social”. O evento é organizado pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa em conjunto com o Bundestag, fazendo parte das actividades da Aliança Parlamentar Contra o Ódio. 

Tendo em conta o aumento dos casos de apelo ao ódio e difusão de teorias da conspiração na Internet, a Conferência pretende dar resposta a questões como: Que razões justificam estes fenómenos? Quem são as vítimas? Os apelos ao ódio na Internet dão origem a violência verdadeira sobre grupos concretos de pessoas? Que riscos colocam as teorias da conspiração? Tudo isto tem impacto sobre a percepção pública do jornalismo e estão os meios de comunicação social a viver actualmente uma crise de confiança? Devem os políticos adoptar medidas que o contrariem?

Os oradores incluem Caren Marks, Secretária de Estado do Ministério Federal Alemão para as Questões da Família, Idosos, Mulheres e Jovens; Gerd Billen, Secretário de Estado do Ministério Federal Alemão da Justiça e Protecção dos Consumidores; Axel Fischer (Alemanha), Presidente da delegação alemã à Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE); Gabriela Heinrich (Alemanha), promotora da conferência; e outros membros do Bundestag.

Participarão também Anne Brasseur (Luxemburgo), Embaixadora do Movimento No Hate Speech; Milena Santerini (Itália), Relatora Geral da APCE sobre o combate ao racismo e à intolerância e coordenadora da Aliança Parlamentar No Hate; Cécile Kyenge, Co-presidente da ARDI (Intergrupo do Parlamento Europeu contra o Racismo e em prol da Diversidade); Sascha Lobo, blogger e jornalista online, juntamente com peritos e académicos. 

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int