Simp

Está aqui

Conselho da Europa homenageia a memória das vítimas do Holocausto do povo romani/cigano

3 ago 2017

O Conselho da Europa realizou ontem em Estrasburgo uma cerimónia de deposição de uma coroa de flores em memória das vítimas do Holocausto de etnia romani/cigana. Há 73 anos, a 2 de agosto de 1944, cerca de 3,000 pessoas desta etnia foram exterminadas nas câmaras de gás do chamado “Zigeunerlager” (campo cigano) em Auschwitz-Birkenau.

A cerimónia incluiu intervenções de Thorsten Afflerbach, Chefe da Equipa de Apoio ao Representante Especial do Secretário-Geral do Conselho da Europa para as Questões dos Romani; do Embaixador Emil Ruffer, Representante Permanente da República Checa junto do Conselho da Europa, em nome da presidência checa do Comité de Ministros do Conselho da Europa; e de Miranda Vuolasranta, Presidente do Fórum Europeu para os Romani e Viandantes (ERTF).

Os três oradores destacaram a importância de, não só lembrar as injustiças do passado, mas também melhorar os direitos das pessoas de etnia romani/cigana na atualidade e no futuro.

O genocídio do povo romani/cigano, mais tarde conhecido como Pharrajimos, consistiu num plano do governo nazi da Alemanha e seus aliados para exterminar as pessoas desta etnia na Europa. Embora não se saiba exatamente quantas pessoas foram mortas no Holocausto Romani/Cigano, os historiadores estimam que os nazis e seus aliados tenham assassinado pelo menos um quarto dos cerca de um milhão de romani/ciganos que se julga viviam na Europa antes da Segunda Guerra Mundial.

Entretanto, de 29 de julho a 4 de agosto – em Cracóvia e Auschwitz, Polónia – a rede internacional de juventude romani/cigana ternYpe e organizações parceiras estão a organizar atividades comemorativas para promover a sensibilização dos jovens, sociedade civil e decisores europeus para o genocídio romani/cigano.

Os cinco dias de sensibilização da iniciativa Dikh he na Bister (Olha e Não Esqueças) desenvolvem-se a partir do manual do Conselho da Europa intitulado “Educação para Lembrar o Genocídio Romani”.

Sobreviventes do Holocausto assistirão à cerimónia em Auschwitz-Birkenau que se realiza hoje, 3 de agosto, juntamente com cerca de 200 jovens de etnia romani/cigana e outros de 15 delegações nacionais.

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int