Simp

Está aqui

Dia da memória do holocausto dos ciganos, 2 de agosto de 2016

1 ago 2016

O dia da memória do holocausto dos ciganos será celebrado a partir de 2 de Agosto deste ano, estando prevista a reunião de trezentos e cinquenta mil pessoas ciganas e não ciganas de toda a Europa, em Cracóvia e em Auschwitz-Birkenau. O evento tem por designação Dikh na bister, não te esqueças.

Este evento destina-se a recordar o inimaginável, que aconteceu já, e está sempre prestes a acontecer, nenhuma sociedade se podendo afirmar imune a qualquer perigo.

A sua primeira finalidade é assim a tomada de consciência entre as pessoas e em particular entre os jovens. Mas também são destinatários da mensagem do evento os decisores e os fazedores de opinião, bem como todas as pessoas que vão de alguma forma contribuir para que possam ser criados mecanismos de defesa social, nomeadamente o reforço dos mecanismos anti discriminação, e, neste caso particular, o reforço dos mecanismos contra a discriminação de que são demasiado vezes vítimas os ciganos.

Os crimes de ódio também serão tema da celebração estando prevista a participação do movimento europeu contra os crimes de ódio.

Uma cerimónia terá lugar na manhã de 2 de Agosto no memorial das vítimas ciganas em Birkenau. Será seguida por um seminário de formação relativo à memória e ao processo da memória, estando prevista uma visita ao Museu de Estado de Auschwitz-Birkenau no dia 4 de Agosto.

As comemorações cujo dia de chegada é o dia 1 de Agosto encerrarão no dia 5 de Agosto.  As celebrações são organizadas pela organização não governamental TernYpe, International Roma Youth Network, uma organização não governamental cigana, que procura dinamizar o empoderamento dos jovens ciganos, e conta com o apoio do Conselho da Europa e do programa da União europeia, Europe for citizens.


Autor: Paulo Marrecas Ferreira