Simp

Está aqui

Europa e migrações discutidas pela Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa

29 jun 2017

A sessão de Verão da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, que decorre esta semana em Estrasburgo, tem como tema forte a Europa e as migrações. 

Ontem, 28 de junho, a Assembleia Parlamentar debateu quatro relatórios, relativos à resposta humanitária e política à crise migratória; às implicações de direitos humanos da resposta europeia aos trânsitos migratórios; à migração como oportunidade para o desenvolvimento da Europa; e à integração de refugiados em tempos de pressão política.

Entre os oradores nos debates, contam-se o Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland; o presidente da câmara municipal de Atenas, Giorgos Kaminis; o Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Nils Muižnieks; e o ministro da justiça e migrações da Suécia, Morgan Johansson.

Na abertura do debate, Georgios Kaminis afirmou que “mais do que nunca, as cidades e autarquias locais europeias podem desempenhar um papel fundamental na proteção dos direitos dos refugiados e migrantes e na sua integração”.

Por seu turno, Morgan Johansson referiu que “a migração será um desafio global prioritário nas próximas décadas. Temos de enfrentá-lo com mais solidariedade, mais cooperação e mais empenho do que alguma vez demonstrámos.”

Outros pontos altos da sessão incluem debates sobre o reconhecimento e aplicação do princípio da responsabilização na Assembleia Parlamentar; a promoção da integridade na governação para combater a corrupção política; e o escrutínio parlamentar sobre a corrupção. Estão ainda previstos debates sobre a situação na Bielorússia e as influências políticas sobre os meios de comunicação social independentes e jornalistas. 

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int