Simp

Está aqui

Mesa da Assembleia Parlamentar declara falta de confiança em Pedro Agramunt como presidente

10 maio 2017

A Mesa da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), reunida em Estrasburgo, deliberou ter falta de confiança no espanhol Pedro Agramunt como presidente da Assembleia. Esta decisão surge na sequência de uma viagem de Agramunt à Síria, em conjunto com membros do parlamento russo, para reunir com o Presidente Bashar al-Assad.

A Mesa da Assembleia Parlamentar deliberou ainda que não autoriza Pedro Agramunt a realizar quaisquer visitas oficiais, participar em quaisquer reuniões ou fazer quaisquer declarações públicas em nome da Assembleia, na qualidade de presidente.

“O Presidente decidiu não comparecer hoje à reunião da Mesa e não apresentou a demissão. Consequentemente, e no contexto das atuais regras de procedimento ao abrigo das quais o presidente não pode ser obrigado a demitir-se, a Mesa julgou necessário tomar estas medidas”, afirmou Sir Roger Gale (Reino Unido), o mais antigo vice-presidente da Assembleia, que presidiu à reunião da Mesa.

“As normas e princípios da Assembleia Parlamentar são mais importantes do que qualquer um dos seus membros e é preciso defender a integridade da nossa Assembleia”, acrescentou.

A Mesa da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa é responsável pela coordenação das atividades da Assembleia e dos seus comités. Apoia o presidente no exercício das suas funções e orienta as relações externas da Assembleia. Toma decisões sobre a organização de sessões em comité e reuniões plenárias. É composta pelo presidente e vinte vice-presidentes da Assembleia, chefes dos grupos políticos e presidentes dos comités gerais da Assembleia.

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int