Simp

Está aqui

Novos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 2030 adoptados pelas Nações Unidas

28 set 2015

A Agenda 2030 para um Desenvolvimento Sustentável, juntamente com um conjunto ambicioso de novos Objectivos Globais de Desenvolvimento Sustentável foram adoptados formalmente pelos 193 Estados Membros da Assembleia Geral das Nações Unidas na passada sexta-feira.. O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, congratulou-se com esta adopção, considerando que os documentos reflectem “uma visão universal, integrada e transformadora de um mundo melhor.” 

“A nova agenda constitui uma promessa dos líderes a todas as pessoas em todo o mundo. É uma agenda para as pessoas, para erradicar a pobreza sob todas as suas formas – uma agenda para o planeta, a nossa casa comum”, declarou Ban Ki-moon na abertura da Cimeira das Nações Unidas para um Desenvolvimento Sustentável, que decorreu de 25 a 28 de Setembro em Nova Iorque e no âmbito da qual teve lugar a adopção formal dos documentos.

A nova agenda prevê 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável, que sucedem aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio e deverão ser atingidos em todo o mundo até 2030: erradicação da pobreza; erradicação da fome; boa saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de género; água potável e saneamento; energia acessível e limpa; trabalho decente e crescimento económico; indústria, inovação e infra-estruturas; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; acção face às alterações climáticas; vida aquática; vida terrestre; paz, justiça e instituições robustas; e parcerias para os objectivos. Para atingir estes Objectivos, foram ainda acordadas 169 metas concretas.

Na sua intervenção de abertura perante a Assembleia Geral, cuja presente sessão assinala também o 70.º aniversário da Organização, Ban Ki-moon considerou que o novo quadro agora acordado constitui uma agenda para a prosperidade partilhada, para a paz e para a construção de parcerias. “Transmite a urgência da acção ao nível das alterações climáticas. Está enraizada na igualdade de género e no respeito pelos direitos de todas as pessoas.”

Falando à imprensa após a adopção da Agenda, o Secretário-Geral disse ainda: “Estes Objectivos são um mapa para um futuro melhor. Agora, temos de os usar para transformar o mundo. Fá-lo-emos através do estabelecimento de parcerias e do nosso empenho. Não podemos deixar ninguém para trás.”

Ban Ki-moon instou os líderes mundiais e outras pessoas reunidas no evento para que implementem com sucesso os Objectivos Globais ou a Agenda 30 lançando “parcerias globais renovadas.” 


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.un.org