Simp

Está aqui

Presidente do Conselho de Direitos Humanos nomeia presidente da Missão de Inquérito sobre o Myanmar

14 ago 2017

O Presidente do Conselho de Direitos Humanos, Embaixador Joaquín Alexander Maza Martelli (El Salvador), decidiu nomear Marzuki Darusman (Indonésia) para a presidência da Missão de Inquérito sobre o Myanmar. Marzuki Darusman ir-se-á a juntar a Radhika Coomaraswamy (Sri Lanka) e Christopher Dominic Sidoti (Austrália), cujas nomeações foram anunciadas em Maio. 

A Missão exercerá o seu mandato “de forma independente e objetiva e será apoiada por uma equipa de especialistas em direitos humanos em Genebra com conhecimentos especializados em várias áreas relevantes para o seu mandato estabelecido pelo Conselho de Direitos Humanos na resolução 34/22, adotada a 24 de março de 2017, de “apurar os factos e as circunstâncias das alegadas recentes violações de direitos humanos cometidas pelas força militares e de segurança, e abusos, no Myanmar, em particular no Estado de Rakhine”.

Os membros da Missão reunir-se-ão em Genebra no corrente mês de agosto para discutir a abordagem a adotar no exercício do seu mandato.

Como sempre neste tipo de casos, a Missão terá como prioridade dialogar e colaborar de forma construtiva com o governo e outros interlocutores relevantes. O Conselho de Direitos Humanos reiterou “a sua esperança de que o governo do Myanmar garanta à Missão acesso irrestrito às áreas afetadas.”

A Missão informará o Conselho oralmente em setembro e apresentar-lhe-á um relatório escrito na sessão de março de 2018.

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.ohchr.org