Simp

Está aqui

República Checa assume presidência do Comité de Ministros

23 maio 2017

A República Checa assume hoje, 23 de maio, a presidência do Comité de Ministros do Conselho da Europa, sucedendo assim a Chipre num mandato com a duração prevista de 6 meses. 

O final da presidência cipriota do Comité de Ministros foi assinalado com uma reunião realizada em Nicósia. O ministro dos negócios estrangeiros de Chipre, Ioannis Kasoulides, fez um balanço da presidência do seu país e, no final da reunião, transferiu simbolicamente a presidência para o seu homólogo checo, Lubomír Zaorálek, que apresentou as prioridades da nova presidência.

Estas prioridades incluem a proteção dos direitos humanos das pessoas pertencentes a grupos vulneráveis ou em situação de desvantagem, a promoção da igualdade de género, o reforço do Estado de Direito e o apoio às reformas na administração pública e autarquias regionais e locais.

Tal como é tradição relativamente a todos os países que assumem a presidência do Comité de Ministros do Conselho da Europa, a bandeira da República Checa será içada hoje em frente à Câmara Municipal de Estrasburgo, numa cerimónia que contará com a presença do Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland.

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int