Simp

Está aqui

Tributo à memória de Simone Veil

3 jul 2017

O Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, prestou tributo à “vida e carreira memoráveis de Simone Veil”, falecida no passado dia 30 de junho.

“Com a sua morte, perdemos uma das figuras mais icónicas da Europa. Poderoso símbolo em França da memória do Holocausto e defensora dos direitos das mulheres, Simone Veil era uma europeísta convicta que foi a primeira presidente do Parlamento Europeu. Deixou uma marca indelével na segunda metade do século XX”, afirmou o Secretário-Geral Thorbjørn Jagland.

Simone Veil nasceu em Nice, a 13 de julho de 1927 e faleceu em Paris a 30 de junho de 2017. Deportada em 1944 para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau – e com a maioria dos familiares mortos pelo regime nazi – teria tatuado no braço, até à sua morte, o seu número de prisioneira: 78651.

Foi magistrada, política, membro da Academia Francesa e do Conselho Constitucional de França e primeira presidente eleita por sufrágio universal do Parlamento Europeu.

Tornou-se também conhecida pela sua ação enquanto ministra da saúde (1974-1979): durante o seu mandato, foi facilitado o acesso das mulheres a métodos contracetivos e adotada uma lei que despenalizou a interrupção voluntária da gravidez em França. 

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int e www.publico.pt