Simp

Está aqui

56ª Reunião Plenária da Rede Judiciária Europeia sob Presidência Portuguesa

30 jun 2021
56ª Reunião Plenária da Rede Judiciária Europeia sob Presidência portuguesa

Decorreu ontem, em formato virtual, a 56ª Reunião Plenária da Rede Judiciária Europeia sob Presidência portuguesa. Este grupo da União Europeia, criado pela Ação Comum 98/428 JHA de 29 de junho de 1998, foi reforçado pela Decisão do Conselho 2008/976/JHA de 16 de dezembro de 2008. Constituído por pontos de contacto em todos os Estados Membros da União Europeia tem uma função ativadora e facilitadora da cooperação judiciária direta e contribui, de forma relevante, para a criação de um estado de confiança entre autoridades judiciárias, pedra angular da cooperação baseada no reconhecimento mútuo.

A reunião plenária, que contou com a presença do Secretário de Estado da Justiça e do Comissário Europeu da Justiça, Didier Reynders,  e foi acompanhada por cerca de 100 participantes, entre os quais 16 Magistrados portugueses, foi presidida pela Diretora do Departamento de Cooperação Judiciária e Relações Internacionais da Procuradoria geral da República.

Sob o tema geral Innovation and Renovation in the judicial cooperation in the European Union, recolheu experiências práticas de aplicação da recente jurisprudência do Tribunal de Justiça da União Europeia, sobre a interpretação da Decisão Quadro sobre o Mandado de Detenção Europeu, sobre o acesso transfronteiriço à prova digital e sobre as novas regras sobre apreensão e perda de bens, resultantes da entrada em vigor do Regulamento 2018/1805 do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia.