Simp

Está aqui

20 anos do massacre de Srebrenica: Presidência da Bósnia é sinal de reconciliação

11 jul 2015

Num momento em que se assinalam 20 anos do massacre de Srebrenica, o Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, considerou em declarações proferidas na passada sexta-feira que a presidência bósnia do Comité de Ministros do Conselho da Europa representa uma oportunidade de reconciliação.

“Gostaria de manifestar as minhas sinceras condolências aos familiares e amigos dos milhares de homens e rapazes massacrados em Srebrenica há vinte anos.

Esta foi a maior atrocidade cometida em solo europeu desde a Segunda Guerra Mundial e foi qualificada como genocídio por dois tribunais internacionais.

Gostaria de aproveitar esta oportunidade para manifestar a minha profunda admiração pelo povo da Bósnia-Herzegovina: pelos seus esforços contínuos para fazer a paz com este passado arrepiante e pelo seu permanente compromisso em prol da reconciliação.

É muito significativo que este aniversário coincida com o primeiro mandato de sempre da Bósnia-Herzegovina na presidência do Comité de Ministros do Conselho da Europa – o guardião dos direitos humanos no continente europeu.

A decisão da Bósnia-Herzegovina de fazer da inclusão e tolerância os principais temas da sua presidência traduz bem os progressos feitos pelo país.

Acredito firmemente que, numa Europa cada vez mais fragmentada e que enfrenta uma crescente vaga de xenofobia, desconfiança e exclusão, a Bósnia-Herzegovina tem muitas lições a partilhar. Sim, este país tem ainda pontes por construir – mas muitos muros foram também derrubados.”


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int