Simp

Está aqui

28.ª sessão ordinária do Conselho de Direitos Humanos

26 fev 2015

Realiza-se em Genebra, entre os dias 2 e 27 de Março de 2015, a 28.ª sessão ordinária do Conselho de Direitos Humanos da ONU. A sessão será aberta pelo Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, que assim dará início a um Segmento de Alto Nível de quatro dias, durante o qual dignitários de diversos Estados farão intervenções perante os 47 membros do Conselho, sobre questões de direitos humanos que interessam e preocupam os seus países.

Para esta sessão, durante a qual tem início o mandato de Portugal, por três anos, como membro do Conselho, está prevista a apresentação de relatórios das Comissões de Inquérito sobre as situações de direitos humanos na Síria, Gaza e Eritreia, assim como a discussão de mais de 100 outros relatórios sobre uma ampla diversidade de temas e países. 

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos apresentará um relatório sobre a situação no Iraque à luz dos abusos cometidos pelo chamado Estado Islâmico do Iraque e do Levante e grupos terroristas associados. Um painel de alto nível discutirá a integração transversal dos direitos humanos e está também previsto um debate de um dia sobre o impacto das alterações climáticas nos direitos humanos. Na agenda estão igualmente temas como a pena de morte, os direitos da criança, as políticas nacionais e os direitos humanos no contexto da cooperação técnica.

Serão ainda discutidas as situações de direitos humanos em países como a Coreia do Norte, Irão, Myanmar, territórios palestinianos ocupados, República Centro-africana, Costa do Marfim, Haiti e Mali.

Portugal apresentará ao Conselho a sua tradicional iniciativa sobre a realização, em todos os países, dos direitos económicos, sociais e culturais.


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.ohchr.org