Simp

Está aqui

34.ª sessão ordinária do Conselho de Direitos Humanos

24 fev 2017

O Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas realiza em Genebra, entre os dias 27 de Fevereiro e 24 de Março de 2017, a sua 34.ª sessão ordinária.

Na reunião de abertura marcada para a próxima segunda-feira, estão previstas intervenções do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein e do presidente da Assembleia Geral da ONU, Peter Thompson, que darão início a um segmento de alto nível de três dias durante o qual os 47 membros do Conselho ouvirão intervenções de dignitários superiores de todo o mundo sobre as mais variadas questões de direitos de direitos humanos.

Durante as quatro semanas de sessão, mais de 100 relatórios serão apresentados ao Conselho por cerca de 30 peritos e órgãos de investigação em matéria de direitos humanos, abrangendo uma ampla variedade de matérias incluindo mais de 40 temas de direitos humanos e a situação de direitos humanos em mais de 45 países.

Entre os temas a discutir contam-se a tortura, liberdade de religião ou convicção, reunião pacífica, direitos da criança, combate ao terrorismo, direito à vida privada, defensores de direitos humanos, direitos das pessoas com deficiência e direito à vida privada, entre outros. Entre os países ou territórios cuja situação de direitos humanos será analisada contam-se a Coreia do Norte, Irão, Myanmar, Eritreia, Burundi, Síria, Sudão do Sul, territórios palestinianos ocupados, República Centro-africana, Mali e Haiti.

O Conselho realizará também dez debates interactivos sobre múltiplas questões, incluindo a pena de morte, alterações climáticas e seu impacto nos direitos humanos, direitos das pessoas com deficiência, direitos da criança, acesso a medicamentos, mortalidade infantil e perfis raciais, assim como a detenção arbitrária os e desaparecimentos forçados na Síria, no âmbito do qual serão ouvidos os depoimentos de vítimas e testemunhas originárias deste país.

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.un.org