Simp

Está aqui

Anti-semitismo, islamofobia e apelos ao ódio através da Internet aumentaram em 2014

9 jul 2015

O relatório anual da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância (ECRI), hoje publicado, identifica como principais tendências no ano de 2014 um aumento “dramático” do anti-semitismo, da islamofobia, dos apelos ao ódio através da Internet e do discurso político xenófobo.

Estas conclusões surgem no contexto dos conflitos em curso no Médio Oriente, actos de violência islamita e incidentes sem precedentes de chegadas em massa de migrantes.

“As evidências de um aumento do anti-semitismo, islamofobia e racismo tornam o relatório alarmante”, afirmou o Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland.

“Em toda a Europa, a abertura e tolerância estão a dar lugar à raiva e à culpabilização, num momento em que uma profunda incerteza económica assombra o continente”, acrescentou.

“Nós, europeus, devíamos saber, olhando para a nossa história, que a combinação do aumento do preconceito com a instabilidade económica é uma receita para o desastre. É preciso que os governos de toda a Europa intervenham de forma decidida para combater a discriminação e promover a compreensão e o respeito.”

Thorbjørn Jagland declarou juntar a sua voz à da ECRI, encorajando os Estados membros a utilizarem as ferramentas do Conselho da Europa de combate a todas as formas de racismo e intolerância.

O Secretário-Geral apelou ainda aos Estados membros do Conselho da Europa para que ratifiquem o Protocolo Adicional à Convenção sobre o Cibercrime Relativo à Incriminação de Actos de Natureza Racista e Xenófoba Praticados através de Sistemas Informáticos, bem como o Protocolo n.º 12 à Convenção Europeia dos Direitos do Homem, que proíbe a discriminação em geral. 


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int