Simp

Está aqui

Comemorações do 70.º aniversário das Nações Unidas

27 out 2015

Comemorou-se no passado Sábado, dia 24 de Outubro, o 70.º aniversário da Organização das Nações Unidas. Mais de 19000 pessoas entraram no Palácio das Nações, em Genebra, que abriu as suas portas em comemoração da efeméride.

Para os habitantes de Genebra, cidade anfitriã do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, bem como para a família das Nações Unidas, o passado Sábado foi um dia de celebração repleto de actividades para pessoas de todas as idades. Foram feitas visitas guiadas ao edifício das Nações Unidas, bem como ao Parque Ariana, que o rodeia, um dos maiores e mais prestigiados da cidade.

Neste parque, foi inaugurada uma nova escultura monumental do artista italiano Michelangelo Pistoletto, intitulada “O Renascimento”. Composta por 193 pedras, cada uma das quais representando um Estado Membro das Nações Unidas, e por estes financiada, simboliza um novo mundo, novamente empenhado na paz, nos direitos humanos e no bem-estar de todos.

Muito foi também o interesse no trabalho das várias agências e programas do sistema das Nações Unidas, patente nas várias bancas montadas no complexo das Nações Unidas para divulgar as respectivas actividades e distribuir recordações. Tiveram ainda lugar actividades culturais como concertos, espectáculos de dança, exposições, cinema e mostras de gastronomia com os pratos nacionais de países de todo o mundo.

O Alto Comissariado para os Direitos Humanos teve uma presença muito visível durante estas comemorações, com uma grande banca onde estiveram disponíveis publicações e material de promoção, bem como um “photo booth” para os direitos humanos onde os visitantes puderam tirar fotografias exibindo uma mensagem de direitos humanos: fosse contra a tortura, a favor dos direitos e liberdades universais e da igualdade, em prol do direito à educação ou do acesso de todos  à justiça, por exemplo.

A série de curtas metragens “Histórias sobre Direitos Humanos”, criadas por artistas e cineastas de renome mundial para comemorar o 60.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, foi exibida na sala de cinema. O Alto Comissariado também organizou um espectáculo de marionetas para crianças alusivo aos direitos humanos.

Numa conferência recentemente realizada em Londres, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra’ad Al Hussein, analisou a questão de saber se, 70 anos volvidos, as Nações Unidas conseguiram criar “um novo tipo de ordem mundial, mais pacífica e mais justa”, após as carnificinas da primeira e segunda guerras mundiais. 


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.ohchr.org