Simp

Está aqui

Conferência do Conselho da Europa sobre empoderamento dos romanis/ciganos

30 mar 2017

Figuras destacadas dos 47 Estados membros do Conselho da Europa e 28 membros da União Europeia (UE) discutiram em Bruxelas, numa conferência realizada no passado dia 28 de março, esforços conjuntos para promover a participação e o empoderamento das pessoas de etnia romani/cigana em toda a Europa. 

Entre os participantes estavam o Primeiro Vice-Presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, e o Representante Especial do Conselho da Europa para as Questões do Povo Romani/Cigano, Valeriu Nicolae, que discutiram os resultados e perspetivas futuras do programa “ROMED” para a participação do povo romani/cigano, bem como outras iniciativas conjuntas do Conselho da Europa e União Europeia.

O programa de formação ROMED1 foi lançado em 2011 para ajudar a melhorar o trabalho dos mediadores entre as comunidades romanis/ciganas e as autoridades locais, e melhorar o acesso das pessoas pertencentes a tais comunidades aos serviços de proximidade.

Até agora, mais de 1,500 mediadores de 500 municípios em 22 países diferentes receberam formação no âmbito do programa. Cerca de 90% dos mediadores formados são de etnia romani/cigana e mais de 50% são mulheres.

O programa ROMED2 visa fomentar a participação das pessoas de etnia romani/cigana nos processos decisórios a nível local. O projeto levou à criação de grupos de apoio à comunidade romani/cigana em mais de 50 municípios, que trabalham em parceria com as autoridades locais em muitas áreas a fim de ajudar na conceção de planos municipais e distribuição de recursos.

Outros exemplos de cooperação entre o Conselho da Europa e a União Europeia nesta área são a implementação de uma série de projetos de proximidade ao abrigo do programa ROMACT, um programa piloto autónomo para promover o acesso dos romanis/ciganos e mulheres viandantes à justiça e um projeto conjunto sobre escolas inclusivas.

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int