Simp

Está aqui

Conferência sobre direitos e inclusão social das mulheres ciganas

6 out 2015

Tem lugar hoje e amanhã, em Skopje, a 5.ª Conferência de Revisão Internacional de Mulheres Ciganas, uma organização conjunta do Conselho da Europa e do governo da ex-República Jugoslava da Macedónia.

A Conferência deverá contar com mais de 100 participantes, incluindo mulheres de etnia cigana de 20 Estados membros do Conselho da Europa, figuras políticas, representantes governamentais e peritos.

O evento avaliará os desenvolvimentos registados na área dos direitos e inclusão social das mulheres ciganas a nível nacional desde a primeira conferência internacional de mulheres ciganas, realizada na Suécia em 2007. A avaliação terá como base de partida os últimos resultados da 4.ª conferência internacional realizada em 2013 na Finlândia, particularmente a Estratégia para o Progresso das Mulheres e Raparigas de Etnia Cigana 2014-2020, da Rede Phenjalipe de Mulheres Ciganas.

Dinamizando eventos paralelos e workshops, a Conferência pretende dar às mulheres de etnia cigana, e outros actores relevantes, espaço para a partilha de experiências úteis, resultados do respectivo trabalho e boas práticas, bem como reforçar a cooperação entre os países.

Pretende também discutir de forma mais aprofundada áreas prioritárias concretas, identificadas durante o processo preparatório, nomeadamente a integração transversal das questões de género nas estratégias nacionais e planos de acção locais para a integração do povo cigano, o reforço de capacidades e a participação, bem como formas de violência contra as mulheres de etnia cigana, com enfoque no tráfico de pessoas e casamento de crianças.

As conclusões e recomendações da Conferência de Revisão poderão fornecer orientações aos competentes decisores políticos a nível nacional e às organizações internacionais, incluindo o Conselho da Europa. 


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int