Simp

Está aqui

Conselho da Europa lança plataforma online para proteger jornalistas

9 abr 2015

O Conselho da Europa lançou no passado dia 2 de Abril, em parceria com cinco organizações, uma plataforma online destinada a proteger o jornalismo e promover a segurança dos jornalistas. 

Através da plataforma, as organizações parceiras – Artigo 19, Associação de Jornalistas Europeus, Federação Europeia de Jornalistas, Federação Internacional de Jornalistas e Repórteres Sem Fronteiras – emitirão alertas em caso de ameaças à liberdade de imprensa e levá-los-ão ao conhecimento das instituições do Conselho da Europa.

Esta plataforma está concebida para facilitar a compilação, processamento e difusão de informação factual, verificada pelos parceiros, relativa a ameaças graves à segurança física dos jornalistas e outros colaboradores dos meios de comunicação social, ameaças ao sigilo das fontes jornalísticas e formas de intimidação política ou judicial.

A plataforma permitirá que o Conselho da Europa chame a atenção para preocupações graves relativas à liberdade de imprensa e aos direitos dos jornalistas, reaja mais eficazmente em resposta a estas ameaças e estabeleça um diálogo com os Estados membros envolvidos sobre possíveis vias de recurso e medidas de protecção. As acções de seguimento empreendidas pelo Conselho da Europa serão também incluídas na plataforma.

“Por toda a Europa, jornalistas e outros agentes dos meios de comunicação social são atacados, perseguidos, detidos e mesmo mortos devido ao seu trabalho ou às suas reportagens. Alarmado com esta situação, o Conselho da Europa, juntamente com as organizações suas parceiras, decidiu estabelecer esta plataforma através da assinatura de um Memorando de entendimento.”


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int