Simp

Está aqui

Hoje é Dia Internacional dos Ciganos

8 abr 2015

Comemora-se hoje, dia 8 de Abril, o Dia Internacional dos Ciganos. Por ocasião desta efeméride, que celebra a maior minoria da Europa – cerca de 12 milhões de pessoas – o Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, e o presidente da Fundação Open Societies, George Soros, propuseram a criação de um Instituto Europeu para os Ciganos.

“Prevalecem em toda a Europa altos níveis de hostilidade para com os ciganos, incluindo discurso hostil e actos dirigidos contra tanto as comunidades romani como os viandeiros. Estas pessoas são vítimas de violência, incluindo desocupações forçadas por parte das autoridades. Uma cobertura negativa dos meios de comunicação social por vezes estigmatiza as comunidades ciganas.”

Para enfrentar este problema, George Soros e o Secretário-Geral do Conselho da Europa anunciaram a criação de um Instituto Europeu para os Ciganos.

“As estratégias destinadas a apoiar as comunidades ciganas da Europa são prosseguidas de forma casuística e descontinuada” disseram. “Embora um Instituto para os Ciganos não possa ser considerado uma panaceia para todas as dificuldades enfrentadas por este povo, ao longo do tempo pode vir a fomentar o tipo de autoconfiança que as outras comunidades sentem.” O instituto deverá combater os preconceitos e promover a confiança das comunidades ciganas através da arte, cultura, história e cobertura dos meios de comunicação social.

Ao longo da presente semana, o Conselho da Europa divulgará várias iniciativas, incluindo a formação – em 24 países europeus desde 2012 – de cerca de 1300 mediadores que facilitam o diálogo entre as comunidades ciganas e as autoridades públicas.

A 11 de Abril, em Paris, o Conselho da Europa apoiará a secção francesa da Amnistia Internacional na sua iniciativa “Um lugar para os ciganos”, a qual celebra os membros desta comunidade que “encontraram o seu lugar” na sociedade francesa.

O Comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa, Nils Muižnieks, publicou já um relatório sobre a França focando questões relacionadas com as comunidades ciganas.

As comemorações do Dia Internacional dos Ciganos serão ainda assinaladas com eventos culturais e artísticos em Paris e Estrasburgo.


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int