Simp

Está aqui

Hoje é Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

21 mar 2017

Comemora-se hoje, dia 21 de Março, o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Para assinalar a efeméride, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, divulgou uma declaração apelando designadamente ao combate ao discurso de apelo ao ódio e crimes de ódio.

“O Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial lembra-nos a todos anualmente de que temos de fazer mais para combater o racismo, discriminação racial, xenofobia, apelos ao ódio e crimes de ódio”, afirmou o Alto Comissário.

“Mas 21 de Março tem de ser mais do que um lembrete. Os afrodescendentes continuam a ser vítimas de crimes de ódio racista e de racismo em todas as áreas da vida. A feia face do antissemitismo continua a espreitar dos EUA à Europa, do Médio Oriente a outras regiões do mundo. As mulheres muçulmanas que usam lenço são cada vez mais agredidas verbalmente, por vezes mesmo fisicamente, em vários países. Na América latina, os povos indígenas continuam a ser estigmatizados, nomeadamente nos meios de comunicação social.

Os perigos da demonização de grupos concretos de pessoas são evidentes em todo o mundo. Tumultos e atos de violência xenófoba contra imigrantes voltaram a deflagrar recentemente na África do Sul. No Sudão do Sul, identidades étnicas polarizadas – acicatadas por discursos de apelo ao ódio – conduziram o país à beira de um conflito étnico declarado. No Myanmar, a comunidade muçulmana Rohingya, há muito denegrida com a designação de “imigrantes ilegais”, sofre violações chocantes.

E, em todo o mundo, políticas de divisão e retórica de intolerância estão a atingir minorias raciais, linguísticas e religiosas, migrantes e refugiados. Palavras de medo e aversão podem ter, e têm, consequências reais”

Na sua declaração, o Alto Comissário refere também diversas iniciativas lançadas pelas Nações Unidas para combater o racismo e a xenofobia, incluindo as iniciativas “Together”, destinada a promover o respeito, a segurança e a dignidade dos refugiados e migrantes, “Let's Fight Racism" e a Década Internacional para as Pessoas Afrodescendentes, assim como a campanha “Stand Up for Someone's Rights Today”.

 

por: Raquel Tavares

Fonte: www.ohchr.org