Simp

Está aqui

O Conselho da Europa atribuiu um prémio ao Conselho Municipal de Sofia pelo seu sistema de metropolitano cem por cento acessível

25 maio 2015

O Conselho da Europa atribuiu um prémio ao Conselho Municipal de Sofia pelo seu sistema de metropolitano cem por cento acessível.

O Conselho da Europa atribuiu um prémio ao Conselho Municipal de Sofia (Bulgária) pelo seu sistema de metropolitano, que é acessível a todos os cidadãos e utilizadores sem distinção ou discriminação. O prémio foi atribuído na cerimónia do certame Trophées de l’Accessibilité 2015, realizada a 19 de Maio em Paris.

O metropolitano de Sofia foi recentemente transformado num moderno serviço de transporte público, privilegiando a mobilidade para todos e o contínuo desenvolvimento num espírito de participação e melhoria da qualidade da vida urbana. O Prémio foi entregue a Albena Atanasova, vereadora com o pelouro das questões sociais e integração das pessoas com deficiência.

Organizados anualmente por uma associação, Accès Pour Tous, desde 2010, os Prémios de Acessibilidade destinam-se a destacar iniciativas exemplares e ajudar a melhorar a autonomia e oportunidades de acesso das pessoas com deficiência.

A cerimónia de 2015 recebeu o apoio do Presidente de França, François Hollande, e do Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland.

Foi em Abril de 2006 que o Conselho da Europa adoptou o seu Plano de Acção para a Deficiência 2006-2015, que compreende 15 linhas de acção, incluindo a participação na vida política, pública e cultural, educação, informação e comunicação, emprego, acessibilidade do ambiente construído e transportes.


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int