Simp

Está aqui

“Perante a indiferença e a rejeição, há que globalizar a solidariedade”

21 set 2015

Após reunir em audiência com Sua Santidade, o Papa Francisco, na passada sexta-feira, no Vaticano, a presidente da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa, Anne Brasseur, emitiu uma declaração apelando à adopção de políticas de combate ao ódio e à “globalização da solidariedade”. 

“No decorrer da minha conversa com o Papa Francisco, manifestei a convicção de que a nossa prioridade tem de ser resolver a crise migratória na Europa. Perante a explosiva combinação de uma crise económica, fluxo em massa de refugiados e ascensão de partidos extremistas, há que por em prática políticas que digam não ao ódio. Caso contrário, mesmo as nossas democracias ficarão sob ameaça directa”, afirmou Anne Brasseur.

“A Aliança Parlamentar contra o Ódio lançada pela Assembleia Parlamentar no passado mês de Janeiro reúne Deputados dos parlamentos nacionais dos Estados membros, que se comprometem a assumir posições públicas firmes e proactivas contra o racismo, o ódio e a intolerância. Gostaria que esta aliança se estendesse a outros organismos internacionais, como o Parlamento Europeu e a União Inter-Parlamentar, bem como a figuras nas áreas do voluntariado, do desporto e da religião. Foi uma honra Sua Santidade ter concordado em apoiar a nossa Aliança Parlamentar contra o Ódio”, prosseguiu Anne Brasseur.

“Quando Sua Santidade se dirigiu ao Conselho da Europa em Novembro de 2014, falou na globalização da indiferença. Eu acrescentaria que somos agora confrontados com uma globalização da rejeição que importa ultrapassar para que consigamos caminhar no sentido da globalização da solidariedade na defesa dos mais vulneráveis.

Temos a responsabilidade de juntar forças, sejam quais forem as nossas diferenças religiosas, culturais, nacionais ou históricas, para defender os valores da democracia, dos direitos humanos e do Estado de Direito, que estão agora mais ameaçados do que nunca”, concluiu. 


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int