Simp

Está aqui

Secretário-Geral do Conselho da Europa em Lisboa para atribuição do Prémio Norte-Sul

1 jul 2015

O Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, está hoje em Lisboa para a cerimónia de atribuição do Prémio Norte-Sul. São este ano galardoados a Irmã Maura Lynch, médica obstetra, bem como o economista Andre Azoulay.

O Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, está hoje em Lisboa para a cerimónia de atribuição do Prémio Norte-Sul. São este ano galardoados a Irmã Maura Lynch, médica obstetra, bem como o economista Andre Azoulay.O Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, está hoje em Lisboa para a cerimónia de atribuição do Prémio Norte-Sul, que tem lugar pelas 11:00 no Palácio de São Bento. O prémio, que este ano distingue a obstetra Irmã Maura Lynch e o economista Andre Azoulay, será entregue pelo Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, na presença do Secretário-Geral do Conselho da Europa, do presidente do Comité Executivo do Centro Norte-Sul, Jean-Marie Heydt, e de outras personalidades eminentes.

O Prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, atribuído desde 1995, distingue anualmente dois candidatos que se tenham destacado por um empenho excepcional na promoção da solidariedade norte-sul.

A Irmã Maura Lynch é médica obstetra das Médicas Missionárias de Maria. Tem trabalhado “incansavelmente” toda a sua vida em prol da promoção e protecção dos direitos humanos fundamentais das pessoas mais pobres e carenciadas, em particular jovens mulheres. Após 20 anos em Angola e mais de 20 no Uganda, a Dr.ª Maura Lynch continua a fazer cirurgias para tratamento da fístula obstétrica que mudam a vida de muitas mulheres, na clínica que ajudou a fundar no hospital de Kitovu no sudoeste do Uganda. Apesar da sua longa carreira, continua a trabalhar com determinação em prol das mulheres ugandesas que lutam pelo direito de acesso a cuidados de saúde, pela sua dignidade e, em certos casos, pela sua vida.

André Azoulay é conselheiro principal de Sua Majestade, o Rei de Marrocos, desde 1991. Em paralelo com uma brilhante carreira de economista, tem-se vindo a dedicar à promoção do diálogo entre culturas, populações, mulheres e homens de ambas as margens do Mediterrâneo. É conhecido pela sua contribuição muito activa para o processo de paz no Médio Oriente, promovendo a reconciliação entre judeus e muçulmanos, bem como pela sua contribuição para o diálogo intercultural, designadamente enquanto presidente da Fundação Euro-Mediterrânica Anna Lindh ou como um dos fundadores do Grupo Aladino.

Durante a estadia em Lisboa, Thorbjørn Jagland reunir-se-á ainda em privado com o Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, bem como com o ministro dos negócios estrangeiros, Rui Machete.


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int