Simp

Está aqui

Sessão especial do Conselho de Direitos Humanos sobre ataques dos Boko Haram

1 abr 2015

Realiza-se hoje, em Genebra, a 23.ª sessão especial do Conselho de Direitos Humanos, convocada “à luz dos ataques terroristas e dos abusos e violações de direitos humanos cometidos pelo grupo terrorista Boko Haram”. 

Esta sessão especial foi convocada a pedido da Argélia, em nome do Grupo Africano, que no passado dia 26 de Março dirigiu uma carta ao Presidente do Conselho de Direitos Humanos com o pedido em questão.

Para que uma sessão especial seja convocada, é necessário o apoio de um terço dos membros do Conselho (16 ou mais). Este pedido foi apoiado pelos seguintes 20 Estados Membros do Conselho: Argélia, Botswana, Brasil, Congo, Costa do Marfim, Cuba, Etiópia, França, Gabão, Gana, Quénia, Marrocos, Namíbia, Nigéria, Paquistão, Paraguai, Federação Russa, Serra Leoa, África do Sul e Venezuela.

O pedido foi ainda apoiado pelos seguintes Estados observadores: Camarões, República Centro-africana, Djibouti e Moçambique.

A sessão especial teve início hoje, pelas 9:00, no Palácio das Nações, em Genebra, estando a ser transmitida ao vivo em webtv.un.org. Está aberta aos meios de comunicação social.

Em antecipação desta 23.ª sessão especial, o Conselho de Direitos Humanos realizou ontem à tarde uma reunião preparatória sobre questões organizativas.


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.ohchr.org