Simp

Está aqui

Terceira Conferência Mundial sobre Financiamento para o Desenvolvimento reúne em Addis Ababa

14 jul 2015

Decorre em Addid Ababa, Etiópia, entre os dias 13 e 16 de Julho, a Terceira Conferência Mundial sobre Financiamento para o Desenvolvimento. A Conferência resultará num documento final negociado e acordado a nível intergovernamental, que deverá constituir uma importante contribuição e apoiar a implementação da agenda de desenvolvimento pós-2015. 

O evento reúne representantes políticos de alto nível, incluindo Chefes de Estado e de governo e ministros das finanças, dos negócios estrangeiros e da cooperação para o desenvolvimento, bem como outros actores institucionais relevantes, organizações não governamentais e entidades empresariais. 

Na sessão de abertura ontem realizada, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que o financiamento para o desenvolvimento necessita de ser dinamizado se os líderes mundiais quiserem garantir o bem-estar de todas as pessoas e a saúde do planeta.

Ban Ki-moon declarou que 2015 será um ano de acção global, mas que tal só acontecerá se os recursos financeiros satisfizerem as necessidades das promessas feitas no papel, acrescentando que o novo enquadramento financeiro representará uma oportunidade para garantir que ninguém fica para trás na nova agenda de desenvolvimento.

A Conferência, nos termos do mandato definido nas resoluções 68/204 e 68/279 da Assembleia Geral, deverá focar-se nas seguintes questões: avaliação dos progressos alcançados na implementação do Consenso de Monterrey e Declaração de Doha, e identificação dos obstáculos e dificuldades encontrados para alcançar as metas e objectivos aí acordados, bem como medidas e iniciativas destinadas a ultrapassar tais obstáculos; resposta a questões novas e emergentes, nomeadamente no contexto dos recentes esforços multilaterais para promover a cooperação internacional para o desenvolvimento (actual cenário evolutivo da cooperação para o desenvolvimento; inter-relação de todas as fontes de financiamento para o desenvolvimento; sinergias entre os objectivos de financiamento nas três dimensões do desenvolvimento sustentável; e necessidade de apoiar a agenda de desenvolvimento das Nações unidas após 2015); revitalização e reforço do processo de seguimento do financiamento para o desenvolvimento.

O processo intergovernamental preparatório da Conferência foi lançado a 17 de Outubro de 2014. Inclui uma série de sessões informais substantivas e audições informais interactivas com a sociedade civil e o sector empresarial, bem como sessões de redacção do documento final, em Janeiro, Abril e Junho de 2015.


Autor: Raquel Tavares

Fontewww.un.org