Simp

Está aqui

União Europeia de Radiodifusão junta-se à plataforma do Conselho da Europa para a proteção dos jornalistas

5 jul 2017

A União Europeia de Radiodifusão (UER) tornou-se no passado dia 30 de junho parceira da plataforma do Conselho da Europa destinada a detetar alegadas violações da liberdade de imprensa nos Estados membros. A plataforma foi estabelecida pelo Conselho da Europa a fim de promover a proteção do jornalismo e a segurança dos jornalistas. 

O Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, assinou o acordo de parceria na Assembleia Geral da UER, durante a qual falou para membros das principais empresas de radiodifusão sobre o papel fundamental dos meios de comunicação social de serviço público nas democracias modernas.

“Tenho o prazer de receber a UER na plataforma e estou convencido de que esta parceria reforçará o impacto do Conselho da Europa na resposta aos desafios enfrentados pela liberdade de imprensa. Como principal aliança dos meios de comunicação social de serviço público, a UER tem uma experiência única, trabalhando há quase 70 anos com e para os profissionais de comunicação social. As nossas duas organizações partilham a convicção de que os meios de comunicação social de serviço público necessitam de garantir a respetiva independência editorial e autonomia institucional”, declarou Thorbjørn Jagland aquando da assinatura do Memorando de Entendimento.

O presidente da UER, Jean Paul Philippot, disse: “O Conselho da Europa é o garante dos direitos civis e humanos e da liberdade de expressão em toda a Europa e mais além. Felicitamo-nos por se terem juntado a nós na nossa Assembleia Geral e temos o prazer de poder apoiar os seus esforços para proteger os jornalistas e meios de comunicação social independentes.”

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int