Simp

Está aqui

Violência em Barcelona é um ataque à liberdade e democracia na Europa

21 ago 2017

O Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland, emitiu um comunicado na passada sexta-feira condenando os ataques terroristas em Barcelona e considerando que os mesmos constituem um ataque à liberdade e democracia na Europa.

“Pessoas inocentes – crianças, adultos, residentes e visitantes de uma das cidades turísticas mais atrativas da Europa foram atingidas por atos de violência cobarde. Condeno fortemente os hediondos ataques terroristas em Barcelona”, afirmou o Secretário-Geral.

“O Conselho da Europa está solidário com as autoridades espanholas e o povo de Espanha. As vítimas, seus familiares e amigos estão, antes de mais, nos nossos pensamentos. É preciso que os europeus permaneçam unidos e firmes na luta contra o terrorismo com base nos nossos valores democráticos e nos princípios do Estado de Direito.”

Também o presidente do Comité de Ministros do Conselho da Europa e Ministro dos Negócios Estrangeiros da República Checa, Lubomír Zaorálek, se pronunciou sobre os atentados, nos seguintes termos:

“Estou profundamente chocado com os ataques terroristas em Barcelona e Cambrils na noite passada, os quais condeno fortemente.

Em nome do Comité de Ministros do Conselho da Europa, manifesto as minhas condolências às famílias das vítimas e desejo uma rápida recuperação aos feridos. Desejo também garantir às autoridades espanholas a solidariedade do Conselho da Europa.

Tais atrocidades só reforçam a nossa determinação em combater o terrorismo e defender os valores que partilhamos dos direitos humanos, da democracia e do Estado de Direito.” 

 

por: Raquel Tavares

Fontewww.coe.int